PANDA-VERMELHO

Curiosidades



Possui família própria
Mesmo sendo bem menos conhecido que o seu homônimo preto e branco, o panda-vermelho possui um tamanho similar ao de um gato doméstico e uma cauda anelada longa e espessa. Mas apesar de compartilhar o mesmo nome, espaços geográficos e alguns hábitos alimentares que o do gigante que passa o dia todo comendo bambu, as últimas pesquisas científicas inserem esse animalzinho em uma família própria e independente (Ailuridae).

Parece com guaxinim
Também conhecido como panda-pequeno, o animal possui uma suave e longa pelagem avermelhada com a coloração branca na região da face e, além disso, apresenta marcas escuras abaixo dos olhos, tornando-os ainda mais parecidos aos guaxinins.

É um ótimo escalador
O panda-vermelho demonstra uma grande habilidade em cima das árvores: ele usa a cauda para equilibrar os seus movimentos e utiliza o seu falso polegar, que na verdade é uma extensão do seu osso, para se agarrar nas árvores. O bicho passa muito tempo sob as árvores e, inclusive, passa uma grande quantidade de horas dormindo.

Passa o dia comendo e dormindo
Como a sua dieta é de baixa caloria, as suas principais atividades são comer e dormir. Acostumado à solidão, com exceção nas épocas de acasalamento, ele se mostra mais ativo à noite, ao entardecer e ao amanhecer, que são os momentos em que eles saem para buscar alimento.

Característica de gato
Um dado curioso que podemos mencionar é que, assim como acontece com os gatos, o panda-vermelho lambe as suas patas dianteiras e depois limpa a sua cara.



O navegador Mozilla Firefox: é uma Raposa ou Panda Vermelho?

O mascote do navegador Mozilla Firefox, definitivamente, não é uma raposa, mas sim uma versão animada do panda vermelho. Muitos usuários confundem a mascote, mas a Mozilla explica.

Ficou espantado com a revelação?

Origem do nome Firefox
Em 2002, o nome de projeto pra o browser era Phoenix (Fênix, em português), a famosa ave que renasce das cinzas. Alguns meses depois, houve a alteração para Firebird. Porém, essas duas marcas já eram usadas em outras propostas de código aberto. Foi então que, em 2004, mudou para a que conhecemos hoje: Mozilla Firefox, navegador de Internet que já passa da versão número 40 nos computadores.

Encontrar a marca ideal para o browser foi um dos desafios iniciais da empresa. Essa escolha foi discutida pelos líderes do projeto, levando em consideração sugestões na comunidade MozzilaZine, além do debate entre funcionários e colaboradores que deram inúmeras sugestões de nomes.

E por que Firefox? O nome foi escolhido por vários motivos: é simples de lembrar, uma boa marca, parece com Firebird e é único. Ou seja, nenhuma empresa tinha registrado algo com esse título.

Sobre a Mascote
A mascote do Firefox é a Fox, um panda vermelho. O conceito inicial do logotipo foi desenhado por Stephen Desroches e, depois, formulado pela equipe com efeitos gráficos, usando a imagem conceitual do animal, modificado e super simpático, envolvido em um globo azul. Como o panda vermelho não é muito conhecido, o designer acabou usando traços da raposa e, por isso, a confusão entre os dois.

Mas, se traduzirmos Firefox para o português, o termo usado é "Raposa de Fogo". Isso mesmo. Mas, saiba que esse é um dos nomes pelo qual o panda vermelho é conhecido. Acontece porque o animal apresenta características bem parecidas com as da raposa, como pelagem avermelhada e cauda longa.

Abaixo link do Mozilla (FAQ)
MOZILLA.ORG

“What’s a Firefox?
A “Firefox” is another name for the red panda.”

Nomes comuns
O termo panda foi aplicado por Thomas Hardwicke, quando o introduziu aos europeus em 1821. A origem do termo panda é desconhecida.

Na China é chamado de Pequeno Urso Gato, pois pensava-se ser aparentado a um urso pequeno e por realizar seu asseio como um gato.

Outros nomes utilizados em diversas línguas são: Lesser Panda, Red Panda, Cloud Bear, Bright Panda, Common Panda, Fire Cat, Fire Fox, Red Fox, Fox Bear, Himalayan Raccoon, Red Cat-bear, Small Panda (inglês); Panda Éclatant, Petit Panda (francês); Panda Chico, Panda Rojo (espanhol); Kleiner Panda, Katzenbär (alemão); Nigalya Ponya, Poonya, Wah, Ye, Sankam, Thokya, Vetri (nepalês); Wokdonka (butanês); Hun-Ho, Pinyin (chinês); Wob, Thomtra marchung (tibetano).

Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org
Panda-vermelho - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas

Panda-vermelho

Comportamento